segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAFÉ VERDE- ROSA

O café, bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes, sempre provocou paixões e controvérsias. O café é uma planta nativa da Etiópia, país do Continente Africano. Estima-se que seja conhecida há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kaffa. Daí, certamente o nome "Café". São várias as teorias a respeito do descobrimento do café, mas, o que realmente é certo, é que foi descoberto em Yemen, na Arábia.

Pastores de cabras foram os primeiros a perceber os benefícios do café. Observavam que as cabras que comiam daquela pequena cereja(Fruto do café), tornavam-se mais espertas e resistentes. No início o café foi utlizado como alimento, logou passou a vinho, artigo medicinal e finalmente teve seu reconhecimento como bebida.
Os Árabes foram os primeiros a cultivar o café(Coffea Arabica)- Nome científico de uma das mais importantes espécies se café. Os Árabes foram também os primeiros a beber o café, em vez de comer ou mascar como os pioneiros. Mais tarde, na África, foi desenvolvida outra espécie de café, também com seus tipos e características, o "Robusta Africana", mais conhecida no Brasil como "Conillon", onde é menos consumido que a Arabica. O café foi trazido da Guiana Francesa ao Brasil, mais precisamente ao estado do Pará, em 1727, pelo Sargento-Mor Francisco de Melo Palheta. 
O Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e produz as duas espécies, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. No Brasil o café começou a ser plantado no início do século XVIII, mas, só em 1820 o produto ganhou a importância e passou a representar 43,8% das exportações brasileiras, com a venda de 3 milhões de sacas de 60kg por ano.


Por Neto Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário