quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Só um cafézinho... com arte!


Café, muito além de um suave estimulante, é um recinto de criações. Pra quem não sabe, foi em um Café de Paris, o "Café de Foy", que no século 17 os intelectuais iluministas conceberam a democracia francesa e deram início à revolução contra a monarquia local.

Foram nos Cafés da europa que Danton, líder da Revolução francesa, ou Lênin, líder da Revolução soviética conheceram seus companheiros, trocaram idéias e compartilharam sonhos. Os Cafés representavam não só um espaço de lazer e fruição do cafézinho, mas acima de tudo espaços onde circulavam a livre informação, as conversas que viriam a moldar o mundo.

Os Cafés representavam espaços de intelectualidade e arte. Ao contrário das tavernas - os bares da época - os Cafés eram lugares em que a sobriedade e o pensamento prevalesciam, sendo muitas vezes decorados com muitos livros.

Eram pontos de encontro de escritores, artistas e intelectuais e, com o passar dos anos, o requinte dos Cafés rapidamente se espalharam pelo mundo.

Hoje os Cafés contam com profissionais especializados em atendimento e na arte do preparo da famosa bebida etíope, tudo para proporcionar aos clientes as melhores condições para suas criações artísticas, ou o simples bem-estar de se trocar idéias num Café com os amigos.

Ciente disso surge o "Café Vitrola", um projeto que engloba a arte do café desde o plantio, as regiões mais propícias, até o processamento dos grãos e a arte do preparo.


Além disso, a preocupação com o plantio sustentável e que distribua a renda de forma justa através dos selos de garantia "fair trade", o Café Vitrola se preocupa inteiramente com o universo cultural e artístico que emana dos Cafés.

O blog "Café Vitrola" é só o marco inicial desse abrangente projeto que quer ser não só um informativo para baristas e consumidores, mas acima de tudo um espaço para intercâmbio de idéias criativas, livros, cinema e muita, muita música boa.

Bem vindo ao Café Vitrola....

Déo Cardoso e Neto Menezes.

Um comentário: